Iluminação Residencial

Para acertar na iluminação residencial, é preciso que ela seja pensada desde o projeto da obra, já que um bom projeto de iluminação pode ajudar não somente na decoração dos cômodos, mas também influenciar no bem estar dos moradores. Saber aproveitar bem também a luz natural é muito importante, principalmente para ajudar a economizar na conta de luz no final do mês.
Para alcançar uma iluminação agradável em cada cômodo é preciso planejamento, para que tudo fique funcional e ao mesmo tempo tenha seu estilo e do restante do projeto arquitetônico.
O primeiro passo para definir a iluminação residencial é avaliar bem cada cômodo e avaliar as necessidades daquele espaço. Afinal, a iluminação de uma cozinha é bem diferente de um banheiro, por exemplo.
Definida a quantidade e os pontos que terão iluminação, o próximo passo é escolher as peças que serão utilizadas, desde lustres, pendentes, luminárias, para que combinem com o restante da decoração e tornem o ambiente harmonioso e visualmente interessante.
É preciso saber qual o melhor tipo de iluminação para cada ambiente, cada cômodo da residência possui suas particularidades.
Quartos e salas para assistir TV são ambientes que combinam mais com uma iluminação quente. Escritórios, cozinhas, área de serviços, banheiros e closets são ambientes que combinam mais com uma iluminação fria.
Quando falamos da temperatura das lâmpadas, estamos falando sobre a tonalidade da iluminação. O tom mais amarelado pode dar uma sensação de conforto e uma iluminação mais branca pode nos deixar mais atentos.
Outro quesito que deve ser levado em conta é a economia. Ainda que existam outras opções, hoje as lâmpadas de LED são a preferência de muitos compradores e profissionais da área de arquitetura, já que além de versáteis, são os modelos mais econômicos e de maior durabilidade.
A iluminação pode ser pensada de diversas formas, usando luminárias, pendentes, plafons, lustres, pontos embutidos no gesso, entre outras opções. 
Assim, é preciso trabalhar a iluminação geral, que irá clarear o ambiente, iluminando todo o espaço e garantindo conforto visual, mas considerando o uso da iluminação indireta também. Ela é muito usada como elemento decorativo, destacando elementos específicos. Pode ser composta por fitas de LED, spots, arandelas, etc.
Por fim, ninguém melhor do que você para saber suas preferências e estilo de decoração. Mas, a ajuda de um bom profissional faz toda a diferença para tornar real aquilo que você deseja e lhe orientar nas escolhas mais adequadas.

Compartilhe nas midias: