Muito utilizado em tetos, para dar acabamento e criar ambientes com sancas e molduras, o gesso é um material muito versátil e que tem ganhado cada vez mais opções de uso na arquitetura moderna.
Hoje ele também é muito utilizado no design de paredes, substituindo cada vez mais as paredes de alvenaria, trabalhando como um excelente para material para criar e dividir ambientes.
Além disso, o gesso tem sido usado também para a confecção de móveis e painéis, como por exemplo, estantes, prateleiras, entre outros.
Versatilidade e beleza são apenas dois dos atributos do gesso, além é claro da economia, já que é um produto com excelente custo-benefício.
A praticidade do gesso faz com que ele se torne indispensável em qualquer obra atualmente, uma vez que permite criar uma riqueza de detalhes, trazendo ainda mais requinte aos ambientes e por um custo bem acessível, em comparação com outros materiais de acabamento.
Fácil de ser modelado, desde que na mão de um profissional habilidoso, pode ser moldado de diversas formas, criando ambientes originais, às vezes únicos, que transmitem a personalidade dos clientes.
Porém, para que o resultado seja perfeito, um projeto arquitetônico bem elaborado é imprescindível, pois é através dele que o desejo do cliente será traduzido para o profissional que irá executar a obra.
Aplicação do gesso em substituição dos móveis, já que em razão da sua versatilidade ele pode ser usado de diversas maneiras.
Com um bom profissional realizando a mão de obra, é possível utilizar o gesso como matéria prima para a construção de estantes e prateleiras, além de divisórias para ambientes vazados, podendo estar presente em ambientes como salas de estar, salas de TV, cozinhas, áreas externas, etc.
A grande vantagem nesse caso é que o gesso acaba funcionando como um móvel planejado, podendo ter um design único e feito sob medida para o espaço disponível.
Destacamos que o gesso utilizado é o acartonado, mais conhecido como Drywall, que tem como seu principal benefício a espessura fina, podendo receber pintura e oferecendo desempenho acústico.
Usado para dividir ambientes, na função de parede, pode ainda receber instalação de sistemas elétricos e hidráulicos, podendo até mesmo em alguns casos receber acabamentos para parecer
O gesso pode ser bastante versátil, sendo muitas as possibilidades para a sua utilização, como estantes e prateleiras. No caso mais tradicional, aplicado no teto, além de dar acabamento, pode ser utilizado para esconder o trilho das cortinas, criando um ambiente mais sofisticado.