Antes de qualquer construção, o primeiro passo é a escolha do lote ideal onde o imóvel será construído, seja ele um imóvel residencial ou comercial. Todo lote, com um projeto bem feito e executado, pode ser aproveitado. Mas, escolher o lote ideal para o que você deseja torna o processo muito mais confortável e até mesmo econômico.
O ideal seria, antes de adquirir o lote, procurar a ajuda profissional do arquiteto que irá realizar o projeto, para que tudo caminhe de forma mais fácil depois. Os cuidados na escolha de um lote são muitos e o auxílio de um especialista pode ajudar e muito a evitar problemas futuros.
Comprar o terreno é o primeiro passo para edificar o seu futuro sonho. Uma construção, antes de ser edificada, é feita de intenções e expectativas. E elas começam já na escolha do lote.
Escolher o local errado pode tornar o processo de construção muito mais complicado e caro para os proprietários. Afinal, existem diversos problemas clássicos que precisam ser levados em conta no momento da escolha, como insolação, restrições específicas de condomínios, árvores que não permitem abater, postes de iluminação, aclives e declives, entre outros.
Assim, uma orientação prévia de um profissional seria indispensável.
Seguem alguns problemas que devem ser levados em consideração antes da compra do terreno do seu futuro imóvel.
1 – Alagamentos
Terrenos muito planos apontam o risco de alagamentos, exigindo redobrada atenção quanto a sua drenagem. Isso já não acontece se o lote tem alguma inclinação. Nos terrenos muito planos convém erguer um pouco as fundações, e tomar o cuidado de direcionar corretamente o escoamento das águas pluviais. O lote mais confortável e econômico para construir, tem alguma inclinação para a frente, preferivelmente pouca. Isto garante naturalmente que não vai haver acúmulo de água.
2 – Insolação
Também acontecem erros recorrentes quanto à insolação. É preciso dar o melhor aproveitamento para os recuos obrigatórios, que todos os códigos de edificação impõem, normalmente mais fortes na fachada e nos fundos, sendo que estas áreas livres de edificações só são bem aproveitadas quando consideram a incidência da insolação.
É preciso esclarecer que não se trata de uma receita de bolo. O lote ideal também depende muito de gostos subjetivos dos clientes e que devem ser respeitados. Porém, evitar aterramentos, alagamentos, insolação, ajudam a tornar a construção do futuro imóvel muito mais prática e econômica.
Como dito acima, a escolha sempre vai depender das necessidades dos clientes e cabe ao arquiteto que irá executar o projeto adequar a construção ao terreno que os proprietários possuem.
Mas, se for possível contratar um profissional especializado antes de adquirir o lote, faça isso para economizar tempo e dinheiro. Pense nisso!